Saiba o que é micose

A micose é uma infecção causada por um fungo e costuma atacar a pele, as unhas e o couro cabeludo. Geralmente, o problema provoca sintomas como coceira, manchas brancas, rachaduras entre os dedos e deformação na unhas.  É normal as pessoas classificarem tudo como micose, mas não é bem assim. Segundo dermatologistas, na micose, a pele descama porque o fungo se alimenta de queratina presente na nossa pele, unhas e cabelos.

O tratamento é feito por 30 dias com uso de antimicótico e mudanças de comportamento. Alguns fatores como, suar excessivamente, trabalhar em um ambiente quente e úmido, andar descalço em ginásios, vestiários e chuveiros, má circulação sanguínea e lesões ou infecções nas unhas contribuem para o desenvolvimento da infecção. Quais são os tipos diferentes de micose? Eles são classificados em dois grandes grupos: superficiais ou profundos. Os primeiros ocorrem quando as condições ambientais — calor, umidade, pouca luz — favorecem o crescimento dos micro-organismos no nosso corpo. Já as micoses profundas acometem pessoas que apresentam grave deficiência imunológica, como pacientes com aids ou em tratamento contra o câncer. Nesse cenário, a infecção pode atingir órgãos internos e até matar. A frieira, também chamada de pé de atleta, é uma das micoses mais comuns. Nesse quadro, os fungos se espalham entre os dedos, provocando bolhas de água, coceira, descamação e rachaduras na pele. Já o couro cabeludo é uma região menos atingida pela micose entre os adultos. Por outro lado, crianças sofrem bastante com esse problema. Aqui, os fungos se alimentam da queratina dos cabelos, formando pequenas placas arredondadas nas quais os fios não crescem.

Em geral, a região coça muito e arde. Vale mencionar também a onicomicose, tipo que deixa as unhas do pé ou da mão deformadas, grossas e amareladas. Ela é uma das infecções fúngicas mais resistentes ao tratamento.